Um clássico de volta: o estilo militar
Depois das passarelas, ele está arrasando nos looks das ruas: o estilo militar. A tendência está em alta de novo, mas com uma pegada mais suave, a partir de elementos bastante femininos, trazidos por uma nova alfaiataria, que deixa de lado o padrão de "não misturar" ou "misturar pouco" e mescla o militar com várias outras tendências e estilos.
E se liga, o militar vai muito além do camuflado. Ele assume lugar em peças nas cores verde, marrom, bege, azul escuro e caqui, entre outras. Insígnias, emblemas, alamares e botões dourados ganham espaço nas peças. Os acessórios dourados quebram o tom austero do estilo. As composições desconstruídas são as que mais têm a ver com esse retorno do estilo. Casacos com minisaias, calças de camuflado com sapatos de salto - tudo é válido para criar os melhores looks da estação. Uma pergunta: você sabe como surgiu e desde quando é usado o estilo militar? Vamos contar, viaje conosco na linha do tempo.
Estilo militar: o início - anos 40
As mulheres da década de 40 começaram um caso de amor com o estilo, na época os tailleurs passaram a ter um look uniformizado. As jaquetas começaram a ganhar ombreiras (as militares, conhecidas por dragonas). O camuflado passou a fazer parte da moda do universo feminino. Os shapes se tornaram ajustados e começou a se apostar em detalhes funcionais, como bolsos e cintos largos (que, além do corte ajustado, marcavam ainda mais a cintura). A bem da verdade, o estilo surgiu mais por necessidade, uma vez que a guerra trouxe a escassez de produtos de moda e era preciso que as roupas fossem práticas, então o militar foi a solução - o que não se sabia era que esse flerte com o feminino seria eterno.
O estilo militar dos anos 60
Os tempos eram outros. Os anos 60 eram de manifestações anti-guerra e os jovens da época adotaram o estilo, que continuou sendo usado até meados dos anos 70, quando acabou a guerra do Vietnã. Mas mais uma vez, a paixão pelo estilo falou mais alto, ele continuou sendo usado no pós-guerra, vindo agora mais forte do que antes e sabe por quê? As casas vintage e os brechós começaram a vender os excedentes originais dos campos de batalha (imagina só!) e o que isso causou? Disputas pelas peças, principalmente pelos influencers da época. Daí em diante, ele invadiu todos os cenários imagináveis: editoriais, clubes, palcos etc.
Como os anos 90 adotaram o militar
A forte tendência nos anos 90 foi o movimento grunge, que estabeleceu o estilo do mesmo nome. As bandas dessa década revolucionaram o cenário musical, trazendo à cena um subgênero do rock: o rock alternativo. Mal sabiam elas que, tanto quanto o novo gênero musical, o seu estilo de vestir seria adotado, apropriado e até mesmo imortalizado, por que não? Pois o grunge resgatou também o estilo militar, que fez parceria com jeans, xadrez e vestidos vintage. Ainda nessa década, tornou-se essencial no boho-chique, ainda tímido na época, e fez belas parcerias com peças de estilo romântico.
No novo século: o militar e os anos 2000
O novo século trouxe novamente o estilo militar. Em algumas temporadas ele volta com tudo, e cada vez mais poderoso. No outono-inverno 2017 ele promete ser sucesso absoluto, tanto em peças quanto em cores: a cartela da temporada traz muito verde-oliva, azul-marinho e camel intenso. Os casacos ganham referências de várias épocas. Surgem parkas, macacões, camisas, trenchcoats e muitas outras peças. O army está tão poderoso que está sendo combinado até mesmo com peças de lingerie (como os sleep dresses), com saias plissadas, saias lápis e tudo o que você realmente possa imaginar.
Nenhum comentário