Publicidade

5 lições para tirar de decepções amorosas


Há algo que machuque mais que uma decepção amorosa?

Se tem algo que se aprende com relacionamentos - e principalmente com o fim deles - é que eles têm um poder assustador de mexer com a vida de qualquer um - destruindo sonhos, projetos, jogando fora expectativas. Ninguém entra em um relacionamento pensando no fim.

Todos querem uma relação forte, duradoura. Todos querem planejar um futuro com o amado, mas muitas vezes quando menos se espera, o encanto se quebra e tudo simplesmente acaba. Ruim, não? Quem nunca teve o coração partido? E o que fez? Este é o nosso ponto de discussão.

Há que se aprender com as decepções amorosas, tirar delas coisas que fortalecerão e que farão com que seja diferente na próxima vez. Quer ver?

5 lições para tirar de decepções amorosas

1. Esqueça os clichês e as fórmulas prontas

"Os opostos se atraem", o famoso clichê ou "Os opostos se distraem, Os dispostos se atraem", como diz "Realejo" do teatro Mágico, não podem ser levados tão ao pé da letra. Tanto personalidades distintas quanto personalidades parecidas podem se atrair, o que define se um relacionamento dá certo é a convivência entre elas, se encontrarem um ponto de equilíbrio e se acordarem em pontos estratégicos para que a relação flua tranquilamente, perfeita.

Você achou que daria certo pois vocês eram tão parecidos e tinham os mesmos objetivos/ideais de vida? E mesmo assim não deu certo? Não fique se martirizando e nem se prive de um possível futuro relacionamento promissor (e que talvez possa ser o da sua vida) por acreditar que não dará certo por que a pessoa é muito diferente ou parecida com você.

2. Tudo a seu tempo

Tudo bem que todo começo de relacionamento é maravilhoso e que o casal se dá super bem, faz planos sobre uma vida a dois etc. Mas atenção, isso é sempre assim. Quem está em um relacionamento pode não enxergar coisas que outros veem. Por isso, fique atenta aos comentários e conselhos de amigos e de familiares, pois estando de fora, eles conseguem enxergar tudo sob outro ângulo, que não o da paixão, que cega. Você quebrou a cara e lembrou daquele conselho ou daquela observação que a sua mãe fez - e que, agora vê que ela estava certa? É isso, aprenda a pelo menos pensar no motivo pelo qual as pessoas te deram ou dão um alerta.

3. Pés no chão: não fantasie

É normal que as pessoas costumem aumentar um pouco as coisas quando estão apaixonadas ou se apaixonando. Um carinho, uma demonstração de amor ou qualquer outro sinal de que há um sentimento não significa que o outro esteja tão envolvido quanto você. Essa é uma das maiores causas de um decepção amorosa: quando se ama mais que o outro. Portanto, se o gato viajou e na volta você perguntou como foi e obteve a resposta: "teria sido melhor se você estivesse lá também", não comece imaginar que na próxima viagem ele lhe convidará e que foi um sinal de que ele queria mesmo você lá. Claro que pode ser, sim, mas é sempre bom ter o pé no chão, pois muitas vezes pode ser só uma resposta gentil. Aconteceu em um relacionamento? Não deixe acontecer no próximo.

4. Não crie expectativas

Aqui pode até sem um complemento do item anterior. Seu relacionamento anterior fez com que criasse expectativas e quando viu, você vivia um relacionamento sozinha, por que as expectativas não eram as mesmas do companheiro? Ao fim você viu que no fundo ele nem levava o relacionamento tão a sério, ou que ele não compartilhava, de verdade, os mesmos planos que você? Não faça isso no próximo. Viva um dia de cada vez. Não sonhe, não imagine, apenas viva o que tem, se isso for o suficiente para você. A realidade é que dá aquele choque, que nos derruba por terra.

5. Tire o máximo de aprendizado que puder de cada relação

Todo relacionamento ensina algo: aquele que foi curto, o que foi longo demais, o que foi bom, o que foi ruim, o que você quer esquecer. Seja como for, de cada um deles você pode tirar algo e avaliar em que pontos você pode se tornar melhor para não se decepcionar nos próximos e até mesmo para saber como lidar com determinadas situações. Com isso, você amadurece e saberá administrar e conduzir uma relação - e torná-la cada vez melhor.

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.