Publicidade

Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada. É isso mesmo?


Não tenho nada contra os clichês, chavões ou frases de efeito, pelo contrário, em determinadas situações até os uso. Mas defendo que se usados em demasia e com certa frequência, eles podem virar um mantra e o que é preocupante, as pessoas podem acreditar tanto neles e ficarem "presas" ao que eles pregam. Calma, vou explicar. Vamos por partes - e esqueça o trocadilho/clichê sem graça "Como dizia Jack", por que ele pode ser desconstruído em 2 segundos: Jack era estripador, não esquartejador.



"Se a vida lhe der um limão, faça uma limonada". Tudo bem, bastante válido, mas não fique aceitando a vida toda esse 'um limão' e bebendo só essa limonada. Isso vale tanto para sentimentos quanto para planos de vida. Se você ama aquela cara que só lembra de você de vez em quando, valorize-se - não aceite apenas esse limão, pense em mais e em diversificar - deseje a laranja, o morango ou o que mais quiser. Se você tem planos que a sua atual situação financeira não permite que você os realize, pense em opções - um trabalho extra, um upgrade na carreira, um aperfeiçoamento ou o que for, que possibilite a realização do que você quer. Aceitar somente esse 'um limão' sempre é acomodar-se, e isso não pode e não deve acontecer.

"As pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo".  OK. Pode guardá-las. Mas pensa comigo: há lugar para todas tanta pedra? Sim, por que se vais construir um castelo, não são poucas. Segundo: já imaginou o peso que é carregá-las por quem sabe quanto tempo, na vida? Sabe o que é libertador, de vez em quando (ou de vez em sempre)? Livrar-se das pedras. Tirar esse peso. Devolvê-las a quem as colocou no seu caminho. Ou apenas passar por elas - pule por cima. Em casos mais extremos e dependendo do seu humor no dia, jogá-las de volta a quem de fato pertencem. A não ser, é claro, que elas sejam suas, de empecilhos que, por um motivo ou outro, você mesmo tenha as colocado no caminho. E vamos ser sinceras né, amiga...construir um castelo? 



Bem, a ideia é mesmo mostrar que podemos ir além das situações que se apresentam em nossas vidas. Sair da zona de conforto e encarar desafios faz bem para a vida. Com relação às frases feitas, citadas nos exemplos, não há problemas em usá-las, o problema é adotá-las e deixar que elas direcionem o seu caminho, tanto pessoal quanto profissional. Isso não é impossível, considerando o poder das palavras e de pensamentos dos quais nos apropriamos. Portanto, se a vida der o limão, pode fazer a limonada tranquilamente, mas não se contente apenas com isso - há a caipirinha, o mousse, um bolo de limão. Use o que a vida lhe deu em determinado momento, mas sempre pense que pode mais - e mesmo que seja o limão, tenha planos de fazer com que a vida lhe dê mais de um. Seja louca e seja maravilhosa!


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.