Reduzir medidas com cinta abdominal - realmente funciona?
![]() |
Cinta abdominal reduz medidas? |
Ter uma silhueta bem definida é o desejo de muitas mulheres, e para conseguir isso lançam mão do que está disponível e ao alcance, além das dietas e exercícios físicos.
Uma ajuda é sempre muito bem vinda, principalmente me momentos em que aquele vestido que vamos usar na festa deu uma apertadinha de leve ou em que a barriga está marcando naquela roupa linda que compramos para sair à noite.
Sabem do que falamos? Das cintas abdominais, tão usadas durante décadas – lembram dos espartilhos, tão vistos em filmes e novelas de época? Digamos que as cintas sejam o aprimoramento deles. Elas são ótimas para ajudar a modelar o corpo e para disfarçar imperfeições. Também conhecidas como cintas modeladoras, elas ajudam quem está acima do peso, mas quem está em paz com a balança também tira proveito dos benefícios da cinta abdominal.
Atribui-se às cintas abdominais propriedades de que vão além de simplesmente definir o corpo e modelar a silhueta, disfarçando as gordurinhas indesejadas – alega-se que ela também pode reduzir medidas e ajudar a emagrecer. Mas será que funciona para isso mesmo?
Cinta abdominal funciona para emagrecer?
Que as cintas modeladoras são ótimas aliadas para modelar e ajudar a disfarçar a barriga saliente, é verdade. Mas é mito o fato de que uma cinta abdominal pode ajudar a emagrecer e reduzir medidas. O que pode acontecer é que com o uso, o seu abdômen pode acostumar a ficar contraído, e se você criar o hábito de contrair sempre a barriga, vai fortalecendo os músculos.
Há uns tipos de cinta abdominal que são terapêuticas, e que propõem massagear o corpo e ajudar com a eliminação de toxinas e de gorduras localizadas, ajudando na prevenção da flacidez e a reduzir medidas – isso devido a ser feita em tecido poroso e dupla elasticidade, o tecido fica massageando a pele. Mas quanto o assunto é reduzir medidas e emagrecer, o aconselhável é que sempre tenha o acompanhamento de um profissional, que ajudará com o programa de emagrecimento e também poderá tirar as suas dúvidas com relação ao uso da cinta abdominal, bem como esclarecer sobre esse tipo de cinta que alega ter essas propriedades de ajudar com a redução de medidas. (fonte: site dos produtos Yoga – www.yogaonline.com.br)
Homens também usam cinta abdominal?
Atualmente a estética também preocupa os homens, que querem estar com tudo em cima, com o corpo malhado, definido. Então a resposta é sim, alguns homens também usam as cintas abdominais, para disfarçar a barriga, para deixar o corpo mais enxuto – algumas cintas prometem diminuir o manequim em até 3 tamanhos, não sabemos se é realmente tudo isso, mas sabemos que deixa a silhueta mais sequinha.
Além de ser usada para fim estéticos, a cinta abdominal masculina também serve para ajudar na correção postural – algumas vezes usada também na prática de exercícios musculares onde se exige bastante esforço da coluna.
Cinta abdominal para malhar
Há um tipo de cinta – chamada de faixa ou cinturão – abdominal que é utilizada para malhar, que funciona como um suporte necessário na realização de exercícios com cargas bem elevadas, auxiliando a musculatura do abdômen no suporte à coluna e evitando lesões.
Mas durante os intervalos entre as séries dos exercícios, o cinturão deve ser afrouxado, para evitar o aumento da pressão arterial, e também por esse motivo, aconselha-se que esse acessório não seja utilizado por pessoas com problemas cardiovasculares.
Cintas térmicas
Outro tipo de cinta abdominal é a térmica, altamente utilizada como acessório estético, pois promete queimar a gordura localizada através do calor. Lembramos que, para queimar gordura é necessário que se tenha uma dieta equilibrada e que se pratique exercícios físicos – um tratamento estético, como o uso da cinta térmica vem contribuir no processo, mas ela sozinha não vai queimar as calorias. Pode acontecer de, em função do calor, o usuário suar e perder líquido, mas não gordura, portanto, a cinta abdominal térmica também não faz esse tão desejado milagre.
Outros usos da cinta abdominal
Utilizadas também para fins terapêuticos, as cintas abdominais pode ajudar em:
Pós-operatórios - ajudam a dispersar os hematomas, auxiliam na cicatrização, evitam a formação de quelóides e ajudam a pela a se reacomodar, principalmente em casos de cirurgia plástica.
Tratamentos pós-queimaduras – protegem os ferimentos de infecções que possam acontecer, as cintas feitas em tecidos porosos são as indicadas a esse fim, pois o tecido não gruda à pele e elas também previnem a formação de quelóides.
Pós-parto – além de ajudarem a pele a voltar à forma anterior, ajudam na sustentação da coluna, tão importante nesse momento, pois a mulher vai carregar o bebê por algum tempo.
Ortopedia – Ajudam a corrigir a má postura, diminuindo dores nas costas e na lombar. Sustentando o abdômen, ajudam a melhorar os movimentos que exigem esforço da coluna e conduzem a uma postura correta.
Cuidados que devem ser tomados quanto ao uso de cintas abdominais
Não se aconselha o uso prolongado e constante de cintas abdominais, pois o corpo pode acostumar com a cinta exercendo a função dos músculos da barriga – que é sustentar – e estes podem acabar enfraquecendo. Há também o problema de circulação, o uso de cintas muito apertadas podem acabar machucando a pele e até mesmo obstruindo a passagem do sangue na região do abdômen. A respiração pode se prejudicada e o usuário pode até mesmo sentir falta de ar.
Algumas recomendações finais
Há uma grande oferta de cintas abdominais no mercado, e as mais vendidas são as de elastano e de microfibra. Ao comprar uma cinta, sempre experimente antes e tenha sempre em mente que a função da cinta é fazer uma compressão e não apertar – o tamanho é muito importante, para que o mau uso da cinta não traga sérios problemas de saúde. Você tem que ficar confortável usando a cinta e não como se estivesse sendo degolada pela barriga – brincadeiras à parte, isso é muito sério.
E como recomendação final: Se o seu projeto é reduzir medidas e emagrecer, lembramos que a cinta abdominal não tem esses poderes. Consulte o seu médico, adote uma dieta saudável e pratique bastante exercícios, dessa forma sim, você reduzirá medidas.
Nenhum comentário